Perguntas Frequentes
O que é um plano de coparticipação?
O plano de coparticipação é um plano com mensalidade reduzida, porém, no mês em que houver utilização de consultas e exames, a mensalidade é acrescida de um percentual estabelecido em contrato, referente à utilização desses procedimentos.
O que é Carência?
Carência é o prazo, a partir do início do contrato ou das novas inclusões, durante o qual os clientes titulares e dependentes não terão direito às coberturas contratadas.
As carências começam a vigorar a partir da data de vigência do contrato, conforme abaixo:
24 horas - Para urgências e emergências, nos termos da lei.
30 dias - Para consultas e exames simples e laboratoriais.
180 dias - Internações e procedimentos de alta complexidade.
300 dias - Partos a termo.
Como descobrir se o médico é ou não é cooperado?
Basta consultar o guia médico on-line, na especialidade desejada, para obter esta informação.
Quando meu contrato será reajustado?
Nos planos individual/familiar (Particular), o reajuste é anual e ocorre sempre no mês de aniversario do contrato. Neste caso o índice é o publicado pela ANS.

Em seu contrato também possuem as mensalidades relacionadas a cada faixa de idade, quando ocorre a mudança de faixa etária seja do titular ou de seus dependentes a mensalidade também será reajustada de acordo com contrato.
O que é ANS e Rol de Procedimentos Médicos?
ANS - Agência Nacional de Saúde Suplementar. É o órgão do Governo Federal que regulamenta e fiscaliza o setor de saúde suplementar no país.
Rol de Procedimentos Médicos - É uma lista de procedimentos (exames, cirurgias, tratamentos etc.) que serve como referência básica para cobertura assistencial de planos regulamentados, conforme cada modalidade de plano ou seguro.
Qual a diferença entre Plano NÃO REGULAMENTADO e Plano REGULAMENTADO?
Plano não regulamentado:
Eles têm limitações em consultas, exames e em dias de internações e também restrições de coberturas, conforme especificado em contrato.

Plano regulamentado:
São planos sob a vigência da Lei 9.656/98, com grandes vantagens para os beneficiários, pois os contratos oferecem uma maior quantidade de serviços, com número de consultas, dias de internação, de UTI e exames ilimitados. Também têm cobertura para hemodiálise, doenças infecto contagiosas, cirurgia cardíaca e neurológica, quimioterapia, radioterapia, ressonância magnética, transplantes de rins e córneas, tratamento e internação psiquiátrica.
Dicas para melhor utilização do seu plano
• Quando você desiste da consulta o médico fica com o horário vago e outro cliente como você deixa de ser atendido. Sempre que precisar desmarcar a consulta, faça-o com, no mínimo, 24 horas de antecedência.
• Chegue sempre 20 minutos antes do horário marcado. Assim, você mantém organizada a agenda do médico que pode atender a todos os pacientes marcados, inclusive você, com mais tranquilidade.
• Conserve seus exames. Guarde-os sempre que for ao médico leve-os com você, como isso você pode economizar tempo e dinheiro.
Quem deve solicitar a remoção?
A remoção deve ser indicada e solicitada pelo médico assistente;
Cabe ao médico avaliar a condição do paciente para a remoção;
A remoção somente se inicia após e o paciente estar com o quadro devidamente estabilizado e confirmado a vaga no hospital de destino.
Quem acompanha a remoção?
A remoção do paciente é realizada com o acompanhamento de equipe qualificada, com médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e condutor do veículo especialmente treinado.
Remoção por ambulância é coberto pelo plano Empresarial?
Sim, desde que dentro do perímetro urbano, previamente autorizado pela Cooperativa. As condições são as seguintes?
• A solicitação de remoção por ambulância deve ser justificada pelo médico assistente;
• O atendimento é feito a beneficiários que estejam em hospital da Rede Credenciada e que conste no Guia Médico.
O que é Intercâmbio?
São atendimentos realizados fora da área de abrangência da Unimed de origem, ou seja, da Unimed em que o cliente possui um contrato assinado.
Quando viajar para outra cidade a fim de realizar algum procedimento eletivo (programado), procure antes a Unimed Centro Rondônia, dirigindo-se ao Setor de Atendimento ao Cliente para se orientar quanto a possibilidade de realizar o procedimento solicitado fora de sua abrangência contratual.
Quem pode ser incluído no meu plano de saúde, como dependente?
Cônjuge ou companheiro; filhos solteiros de até 24 (vinte e quatro) anos; filhos do companheiro, enteados, tutelados, menores sob guarda por força de decisão judicial, todos equiparados aos filhos solteiros; e filhos inválidos de qualquer idade. Após a inclusão do titular, filhos e cônjuge só poderão ser incluídos até trinta dias do nascimento ou do casamento, respectivamente.
Como faço para ter a 2ª via de boleto?
No topo da primeira página do Portal da Unimed Centro Rondônia, existe um ícone chamado “Segunda via do Boleto”. em nosso site http://unimedcentrorondonia.coop.br Ao clicar, o cliente deverá informar o número do CPF e Data de Nascimento. Ao efetuar corretamente a operação, a página será direcionada à uma outra contendo os boletos em aberto (com menos de 60 dias de atraso). Os clientes que vierem à sede da cooperativa para solicitar a 2ª via, deverão comparecer à recepção portando o cartão magnético ou um boleto antigo.
Ou acesse o Aplicativo do "Cliente Unimed" que esta disponível nas plataformas IOS e Androide ou fale com nossa atendente virtual Ana pelo WhatsApp (69) 99397-8610
Tenho plano de saúde de outra Unimed como faço para transferir para a Unimed Centro Rondônia?
As Unimeds são cooperativas independentes e portanto não há possibilidade de transferência. É necessário adquirir um novo plano de saúde seguindo as condições de valores, coberturas e carências da Unimed Centro Rondônia.
Fale com nossos consultores de vendas: (69) 3411-3800 opção 2
O que é Ouvidoria?
A Ouvidoria é a sua segunda instância de atendimento, ou seja, quando o anterior não foi satisfatório ou se permaneceu alguma dúvida. A principal atribuição da ouvidoria é garantir que os direitos do beneficiário sejam cumpridos, além de buscar o aperfeiçoamento e a melhoria contínua dos processos da Unimed Centro Rondônia.
Para entrar em contato com a Ouvidoria, o protocolo do seu primeiro atendimento será solicitado. O prazo para resposta é de até 7 dias úteis.

Formas de Atendimento:
Eletrônico: www.unimedjpr.coop.br/ouvidoria
Telefone: (69) 3411-3800 Opção 4
O que é URGÊNCIA E EMERGÊNCIA?
Urgência: são situações resultantes de acidentes pessoais ou complicações no processo gestacional. São atendimentos que necessitam ser realizados em curto espaço de tempo, porém, sem colocar em risco, a vida do individuo.

Emergência: são situações que impliquem risco imediato à vida ou lesões irreparáveis, caracterizadas por declaração do médico. Nestes casos, o paciente deve ser levado a um pronto-socorro credenciado da Unimed Centro Rondônia, que tomará as providências operacionais necessárias.
Para situações de urgência e emergência, não é necessário a autorização prévia. Nestes casos, o beneficiário, sua família ou empresa, tem até 48 horas úteis para regularizar sua situação na Unimed.
O serviço de remoção da Unimed Centro Rondônia é serviço de resgate?
Não. Trata-se de serviço de remoção inter-hospitalar que visa, exclusivamente, a remoção do paciente de um hospital de menor recurso para outro com maiores recursos.

O serviço de resgate é um atendimento pré-hospitalar realizado in loco, ou seja, no local da ocorrência do sinistro. A Unimed não oferece este serviço.
TEMOS UM PLANO  DE SAÚDE IDEAL  PARA A SUA VIDA
RN 309
RN 412
LGDP
Hospital Unimed Centro Rondônia Ariquemes